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O brasileiro é empreendedor por natureza, e o desejo de criar o próprio negócio é ainda maior entre os jovens. Uma recente pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do LIDE Futuro, apontou que 80% dos jovens planejam empreender nos próximos dez anos, enquanto apenas 17% atuarão no ramo executivo.

Além disso, o acesso à tecnologia e os baixos investimentos necessários para abrir uma loja virtual atraem o espírito empreendedor. Não é para menos: o e-commerce brasileiro atingiu a marca de 51,3 milhões de consumidores, de acordo com o Relatório Webshoppers, desenvolvido pelo E-bit. Com tantos consumidores dispostos a comprar e tantos jovens dispostos a empreender, ainda há muito a ser explorado no varejo virtual brasileiro.

Abrindo uma loja virtual.

Se você também pretende abrir sua loja virtual, confira os principais itens a serem cuidadosamente avaliados antes de partir para o e-commerce.

Planejamento. Investimentos, pleno conhecimento sobre seus produtos e do seu público-alvo são apenas o começo. Avalie o que é necessário para os seus clientes e o que pode ser apenas um modismo.

Organização. A loja é virtual, mas as operações serão físicas e precisam de estrutura. Administração de operações, estoque e logística devem ser muito bem feitos para evitar atrasos e gargalos.

Plataforma amigável. A plataforma será a base da construção da sua loja virtual. Ela deve ser flexível e adaptável para oferecer uma excelente experiência de navegação aos seus clientes, como a plataforma Magento. Boa navegação, design atrativo e informações simples e completas aumentam a conversão.

Meios de pagamento. Quanto maiores forem as possibilidades de pagamento, mais chances de vender. Verifique se sua loja suporta todas as formas de pagamento, como cartões, boletos e transferências. Caso contrário, procure um serviço especializado para se responsabilizar pelas transações financeiras.

Visibilidade. Os produtos devem ser muito bem fotografados, ricos em detalhes e com descrição completa. Isso os torna mais atrativos e vai fazer toda a diferença quando seus itens forem divulgados e compartilhados nas mídias digitais. Deixe sempre um espaço para os comentários sobre seus produtos e serviços, já que a opinião dos clientes é fundamental para a boa reputação de sua loja.

Logística. Nunca atrase suas entregas. O maior medo do consumidor online é não receber seus produtos e essas são as queixas mais frequêntes em sites de reclamações. Envie no prazo e tranquilize o comprador. Mantenha-o sempre informado sobre a postagem e envio dos produtos. Existem sistemas de e-mails automáticos para atualizar os passos de envio da compra, e isso ajuda a manter sua boa reputação.

Esses são só alguns dos fatores mais relevantes e que servem para todos os segmentos de lojas virtuais. Cada loja terá suas próprias necessidades conforme seu nicho de mercado, e é aí que o empreendedor terá a chance de se destacar em meio aos concorrentes. Planeje, invista, gerencie e fique sempre atento ao mercado e suas tendências.


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