Google prioriza sites

Com o crescente número do uso de celulares para acessar a Internet, o Google se demonstrou preocupado com sites em seus resultados de busca que não apresentam boa experiência para esses dispositivos.

Segundo um porta-voz do gigante das buscas, 61% dos usuários se mostram insatisfeitos quando um site não abre corretamente em seu celular ou tablet. Por isso, o Google atualizou o seu algoritmo para diferenciar em seus resultados páginas com melhor experiência em dispositivos móveis dos que aqueles que funcionam bem apenas em computadores. A atualização já está em funcionamento.

Uso de celulares para acesso a lojas virtuais aumentou em 300% no Brasil em um ano.

Cerca de 50% de todos os acessos são feitos por celulares e tablets, mas esse número cai pela metade quando o assunto é a venda concretizada por esses mesmos dispositivos.

“O hábito do consumidor mudou, ele usa muito mais a Internet pelo celular, mas a maioria dos sites não está preparada para gerar uma boa experiência”, afirma Diego Ivo, CEO da Conversion.

Com isso, cada vez mais as empresas precisam repensar suas estratégias de marketing digital e incluir em seus planos a produção de sites responsivos, ou seja, sites que se adaptam a qualquer dispositivo mobile.

A atualização do algoritmo foi feita em um de seus critérios de rankeamento que avalia como as páginas são exibidas na tela do usuário, o PageLayout.

Segundo Raphael Simoni, analista de SEO (search engine optimization) da Conversion, antes o algoritmo do Google só fazia essa avaliação simulando a tela de um desktop. “Esse algoritmo, chamado de Page Layout, e está priorizando sites com boa experiência em celular e por isso é preciso que as empresas atualizem seus sites”, explica Simoni.

Portanto, para que um site fique melhor posicionado nas buscas orgânicas do Google, é preciso que sejam desenvolvidos com os princípios conhecidos como “Mobile First”, ou seja, pensados primeiramente na experiência do usuário a partir dos dispositivos móveis (celulares, tablets) e depois nos usuários de desktop.

Então, os sites desenvolvidos a partir desse princípio, os chamados “responsivos”, que se adaptam a qualquer dispositivo, agora poderão ficar melhor posicionados nos resultados do Google.